Por Albert Reis, bacharelando em Administração pela Universidade Federal de Viçosa-Campus de Rio Paranaíba
Pra quem só conhece o sistema mecanicista proposto por Taylor e seus colaboradores através das Teorias da Administração Científica e complementadas por Fayol e a Administração Clássica chegou à hora de refletir, modernizar e desenvolver seus conceitos. Porque quando a Toyota buscou um novo método para produzir, e crescer no mercado de automóveis ela acabou sendo primogênita ao usar o que posteriormente seria chamado de Administração Complexa.
Definir a Administração Complexa é algo simples, já que seria consolidar o Linear e o Sistêmico em um só estilo de gestão. Agora o grande desafio é saber adaptar essa forma moderna de administrar, até porque cabe a cada gestor avaliar a sua organização e determinar quando ela deve ser mais Linear ou mais Sistêmica.
A partir daí essa adaptação pode recorrer a quatro princípios básicos, como a Autonomia que requer a ação conforme sua própria capacidade de julgamento; a Cooperação que pretende transacionar o fluxo de conhecimento dentro de uma organização ou entre organizações, para melhorar o desempenho; a Agregação é um objetivo geral dos indivíduos e organizações, unindo indivíduos que tenham capacidade de compartilhar conhecimentos e habilidades para competência do todo; por fim a Auto-organização que é a garantia para a flexibilização e adaptação do sistema, definindo minimamente a estrutura e nada além do necessário.
Morgan em seu livro Imagens da Organização destaca as Organizações como Organismos Vivos, questionando as organizações mecanizadas, ou melhor, extremamente lineares e colocando em pauta a importância de sistematizar a gestão e adequar a complexidade do atual cenário do capitalismo, tornando-se competitivas.
Na aula de autogestão, foi apresentada uma frase que transmite a todos nós o porque, da Administração Complexa:
-“É preciso sempre mudar as coisas para que elas permaneçam como estão.”
Giuseppe Lampeduza
Essa frase transmite a necessidade de as organizações e gestores adaptarem-se as realidades em constante mudança para poder conquistar seus objetivos e se manter neste mundo capitalista.
Albert Reis (https://twitter.com/albertreis)
Nenhum comentário:
Postar um comentário