Por Albert Reis, bacharelando em Administração pela Universidade Federal de Viçosa-Campus de Rio Paranaíba
Falando em Autogestão e Desenvolvimento é inevitável chegar a Economia Solidária, que por sua vez especifica a atuação da Autogestão na sociedade. Apesar da Economia Solidaria ser praticada na Europa desde antes da Revolução Industrial, através dos artesãos. Vejam como a Economia Solidaria existe para minimizar os efeitos da globalização, assim o atual presidente da república ainda no início do seu mandato criou a Secretaria Nacional da Economia Solidária a pedido dos movimentos sociais em torno desta causa. Mas qual o real efeito dela na economia como um todo? Quem ela realmente ajuda?
Bem com a política neoliberal e processo de globalização dos anos 90 além da modernização do mercado capitalista, diversos produtores, industriais, empresários, comerciantes entre outros sofreram os efeitos e tiveram dificuldade de se adaptar as novas tendências. Assim diversas crises econômicas selaram a necessidade de criar novas alternativas e as grandes empresas que eram incapazes de consumir matérias primas recomendara a criação de Cooperativa e Associações que pudessem consumir a produção primária, principalmente.
Como o Brasil sempre foi um grande produtor de commodities, inúmeras cooperativas foram instauradas na década de 90 reunindo assim, produtores rurais, comerciantes, donos de pequenas fábricas entre outros em torno de cooperativas de crédito, de produção etc. Fortalecendo cada individuo já estes juntos contraiam diversos benefícios que um só não conseguiria.
Assim esse jeito novo de produzir, vender, comprar e trocar o que se acha necessário. Sem exploração, sem egoísmo, sem destruir o ambiente cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. Faz com que a economia solidária apoie essa nova lógica de desenvolvimento sustentável com geração de trabalho e distribuição de renda, mediante um crescimento econômico com proteção dos ecossistemas.
Albert Reis (https://twitter.com/albertreis)
Somos da JZ MAGAZINE, e gostaríamos de pedir licença para nos apresentar. Estamos localizados em Campinas-SP. Trabalhamos com utilidades domesticas, ferramentas, roupas masculinas e femininas.
ResponderExcluirOu seja, temos um pouquinho de tudo, e gostaríamos de convidar você para conhecer o nosso site, o https://jz-magazine.lojaintegrada.com.br . Esperamos que gostem dos nossos produtos, e fiquem a vontade também se quiserem tirar alguma dúvida
Agradecemos desde já a sua atenção
JZ MAGAZINE
https://jz-magazine.lojaintegrada.com.br