Dentro do processo de autogestão a liderança é fundamental para a criação consolidação e desenvolvimento de organizações autogestionáveis. A iniciativa que essa figura tráz é decisivo para que um determinado grupo possa conquistar benefícios, poder crescer e ou se desenvolverem. Sendo assim acredito que seja muito relevante para nós conhecermos mais sobre essa arte que é liderar.
A cada dia que se passa as empresas exigem mais e mais de gerentes, chefes de departamentos, administrados entre outros a LIDERANÇA. Aí entra um fator extremamente comum a Liderança Transacional, ou seja, há uma barganha entre líder e liderados, podendo haver fatores econômicos e psicológicos, principalmente, como meio de troca para se obter objetivos. No entanto há quem consiga liderar de forma Carismática ou Transformadora, como Gandhi, Napoleão Bonaparte, Hitler e o atual presidente do país Lula, que conseguiram transformar suas comunidades, alguns ainda que provisoriamente, e ganharam o carisma de seus liderados para poder agir como bem entendesse.
Mas nas situações normais, os lideres tem que se aterem as diversas situações e estar prevenidos para resolverem e prevenir problemas em seu cotidiano. Vários autores contribuíram para o que chamamos de Liderança Situacional, por tanto chamo a atenção para Tannenbaum e Schmidt que desenvolveram seus estudos observando o comportamento a maturidade dos liderados e a forma ou estilos de lidar com cada um desses tipos de liderados, podendo facilitar as ações dos lideres no cotidiano.
Bem na autogestão é inevitável que haja democracia, por isso este substantivo que um dia foi tão desejado no Brasil e hoje se encontra em um processo de consolidação, é determinante para um bom funcionamento das organizações autogestionáveis. É notório que a democracia promove união de grupos com objetivos em comum o que tem tudo haver com nossas organizações em questão.
Por fim quero advertir você líder ou futuro líder, sempre faça o chamado feedback (opinião, realimentação) entre seus liderados, para saber o que realmente pensam de você, e o que eles pensam ou desejam de forma individual, esteja aberto a críticas e procurem a melhor forma de contorná-las e satisfazer o grupo, evitando que no futuro um grupo possa promover um ‘motim’ e destituí-lo do se posto de liderança.
Abraço a todos bom final de período!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário