Este blog tem por objetivo divulgar o modelo de Autogestão e Desenvolvimento e sua importância. É um trabalho desenvolvido e orientado pela professora Fernanda Machado Freitas e administrado por alunos do curso de Administração, da disciplina Autogestão e Desenvolvimento, da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Administradores do Blog: Albert, Belisa, Nara Ludimila, Paula Benites e Raissa.
sábado, 27 de novembro de 2010
Liderança.... LÍDER!
Segundo o site Wikipédia, LIDERANÇA é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência. Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder.
Quando falamos em liderança, vem-nos à mente figuras da história ou das religiões que fortes influencias exerceram em seus povos. O que nos interessa chamar a atenção é para o cotidiano, o dia a dia da empresa, da organização, no qual as relaçoes de poder são exercidas diariamente, os objetivos devem ser cumpridos e as metas são estabelecidas.
O líder é um fenômeno grupal, funcional, ele existe em determinada circustância e lugar histórico e não de forma descontextualizada. E o lpider tambem se dá por momentos, portanto, uma pessoa não é líder todo o tempo.
Então, o líder geralmente é a pessoa que, em determinadas circunstâncias, tem a possibilidade de melhor refletir as aspirações do grupo a que pertence. Não pe mais inteligente, nem o mais bonito e muito menos o mais radical ou conservador, tanto que, na maioria das vezes, quem exerce esse papel é o que melhor sintese fas das aspiraçoes do grupo.
Sanchez (2002, p.378) considera que as diversas formas de conceber a liderança é reflexo de diferentes enfoques teóricos e metodológicos, e que são agrupados por ele da seguinte maneira:
- Aqueles que centram na figura do líder: é que os líderes, pos suas qualidades inatas, são superiores aos que não são líderes. Características dos líderes: Motivação ao êxito; Motivação para influir nos demais; conhecimentos relevantes e necessários para o funcionamento do grupo; Competência cognitiva; Competência social; Autoconhecimento; Confiabilidade e Flexibilidade.
- Os que consideram a análise a partir da situação: condutas de liderança poderiam ser representadas em um contínuo de sete pontos em que cada comportamento estaria relacionado com o grau de autoridade que empregaria o líder e o grau de liberdade disponível para os seguidores na hora de tomar decisões. House diz que líder exerce uma função motivacional sobre seus seguidores, esclarece condutas, os critérios de rendimento apropriados e elimina os obstáculos.
- Os enfoques centrados nos seguidores: os seguidores possuem crenças compartilhadas sobre os traços e condutas do líderes que vão influir na percepção, processamento sa informação sobre o líser. Assim, se define o líder como o processo de ser percebido por outros como líder.
Assim, liderança é o processo, a maneira de lidar com as pessoas, a capacidade de enfrentar obstáculos para defender os interesses do grupo ou a capacidade de correr riscos para cumprir metas. quer dizer, liderar é resultado de um processo interativo entre pessoas que têm aspirações e que devem ser cumpridas em determinado espaço institucional.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário