O que é Tecnologia Social? Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. É um conceito que remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação. Está baseado na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras. As tecnologias sociais podem aliar saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. Importa essencialmente que sejam efetivas e reaplicáveis, propiciando desenvolvimento social em escala. São exemplos de tecnologia social: o clássico soro caseiro ( mistura de água, açúcar e sal que combate a desidratação e reduz a mortalidade infantil); as cisternas de placas pré-moldadas que atenuam os problemas de acesso a água de boa qualidade à população do semi-árido, entre outros. As instituições que integram a Rede de Tecnologia Social (RTS) assumem os seguintes princípios:Princípios
a) Praticar a democracia, o diálogo, a solidariedade, a descentralização sem subordinação, a acessibilidade plural, a heterogeneidade de diferentes pontos de vista e o empoderamento social.
b) Buscar o contínuo aperfeiçoamento da Rede, ampliando seus participantes, aprimorando suas práticas e concepções.
c) Influenciar a elaboração de políticas públicas coerentes com os objetivos da RTS, inserindo a Tecnologia Social na agenda governamental sem substituir o papel do Estado e dos governos.
d) Articular os diversos atores sociais das esferas de governo, de empresas, de universidades e institutos de pesquisa, de organizações da sociedade civil e de movimentos sociais, a fim de disponibilizarem e permutarem conhecimentos, bem como pactuarem ações e estratégias relevantes à população envolvida.
e) Implementar mecanismos de identificação, sistematização, difusão, reaplicação, monitoramento, avaliação e aperfeiçoamento de Tecnologias Sociais e buscar novas soluções para demandas ainda não atendidas.
f) Contribuir para o desenvolvimento de mecanismos e metodologias que permitam avaliar as Tecnologias Sociais, a fim de repassá-los às populações beneficiárias para o auto-monitoramento de seu uso e reaplicação.
g) Agregar e articular as competências complementares de seus integrantes.
h) Identificar e organizar demandas para reaplicação de Tecnologias Sociais, articulando-as com programas, linhas de financiamento e assistência técnica dos órgãos de governo e demais entidades de apoio.
i) Articular-se com outros espaços existentes a fim de contribuir para potencializar suas ações, bem como deles obter incremento à RTS.
j) Dispor de um conjunto de Tecnologias Sociais relacionadas a distintas demandas que sirvam de referência a sua implementação pela RTS ou por quaisquer outros agentes, nas diversas regiões do país, respeitando suas características e prioridades.
k) Garantir a adesão voluntária por manifestação escrita de interesse e respeito aos seus princípios.
l) Difundir os princípios e ações da RTS em diferentes esferas da sociedade.
m) Atualizar e aperfeiçoar continuamente os procedimentos da RTS, registrando e divulgando seus processos e resultados.
Este blog tem por objetivo divulgar o modelo de Autogestão e Desenvolvimento e sua importância. É um trabalho desenvolvido e orientado pela professora Fernanda Machado Freitas e administrado por alunos do curso de Administração, da disciplina Autogestão e Desenvolvimento, da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Administradores do Blog: Albert, Belisa, Nara Ludimila, Paula Benites e Raissa.
domingo, 14 de novembro de 2010
Tecnologia Social
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