domingo, 14 de novembro de 2010

Tecnologia Social


O que é Tecnologia Social?


Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.

É um conceito que remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação. Está baseado na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras.

As tecnologias sociais podem aliar saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. Importa essencialmente que sejam efetivas e reaplicáveis, propiciando desenvolvimento social em escala.

São exemplos de tecnologia social: o clássico soro caseiro ( mistura de água, açúcar e sal que combate a desidratação e reduz a mortalidade infantil); as cisternas de placas pré-moldadas que atenuam os problemas de acesso a água de boa qualidade à população do semi-árido, entre outros.




Princípios


As instituições que integram a Rede de Tecnologia Social (RTS) assumem os seguintes princípios:


a) Praticar a democracia, o diálogo, a solidariedade, a descentralização sem subordinação, a acessibilidade plural, a heterogeneidade de diferentes pontos de vista e o empoderamento social.


b) Buscar o contínuo aperfeiçoamento da Rede, ampliando seus participantes, aprimorando suas práticas e concepções.


c) Influenciar a elaboração de políticas públicas coerentes com os objetivos da RTS, inserindo a Tecnologia Social na agenda governamental sem substituir o papel do Estado e dos governos.


d) Articular os diversos atores sociais das esferas de governo, de empresas, de universidades e institutos de pesquisa, de organizações da sociedade civil e de movimentos sociais, a fim de disponibilizarem e permutarem conhecimentos, bem como pactuarem ações e estratégias relevantes à população envolvida.


e) Implementar mecanismos de identificação, sistematização, difusão, reaplicação, monitoramento, avaliação e aperfeiçoamento de Tecnologias Sociais e buscar novas soluções para demandas ainda não atendidas.


f) Contribuir para o desenvolvimento de mecanismos e metodologias que permitam avaliar as Tecnologias Sociais, a fim de repassá-los às populações beneficiárias para o auto-monitoramento de seu uso e reaplicação.


g) Agregar e articular as competências complementares de seus integrantes.


h) Identificar e organizar demandas para reaplicação de Tecnologias Sociais, articulando-as com programas, linhas de financiamento e assistência técnica dos órgãos de governo e demais entidades de apoio.


i) Articular-se com outros espaços existentes a fim de contribuir para potencializar suas ações, bem como deles obter incremento à RTS.


j) Dispor de um conjunto de Tecnologias Sociais relacionadas a distintas demandas que sirvam de referência a sua implementação pela RTS ou por quaisquer outros agentes, nas diversas regiões do país, respeitando suas características e prioridades.


k) Garantir a adesão voluntária por manifestação escrita de interesse e respeito aos seus princípios.


l) Difundir os princípios e ações da RTS em diferentes esferas da sociedade.


m) Atualizar e aperfeiçoar continuamente os procedimentos da RTS, registrando e divulgando seus processos e resultados.

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