sábado, 25 de setembro de 2010

Você sabe o que é ECONOMIA SOLIDÁRIA?

Essa foi a pergunta feita no início da aula para todos os alunos da disciplina... Todos deveriam escrever no papel o que achavam que era Economia Solidária... Eu, sinceramente, não fazia idéia do que se tratava... a única coisa que passava pela minha cabeça era que tinha algo relacionado a cooperativas... até que eu nao me enganei muito!
Tivemos uma palestra ministrada por um dos alunos da disciplina... e enfim pude ter ideia do que se tratava Economia Solidária.

COOPERAÇÃO, AUTOGESTÃO E SOLIDARIEDADE!


Alguns conceitos de Economia Solidária:

Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital. Tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida. Preconiza o entendimento do trabalho como um meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista. Além disso, a Economia Solidária possui uma finalidade multidimensional, isto é, envolve a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural. Isto porque, além da visão econômica de geração de trabalho e renda, as experiências de Economia Solidária se projetam no espaço público, no qual estão inseridas, tendo como perspectiva a construção de um ambiente socialmente justo e sustentável; vale ressaltar: a Economia Solidária não se confunde com o chamado "Terceiro Setor" que substitui o Estado nas suas obrigações legais e inibe a emancipação de trabalhadoras e trabalhadores, enquanto sujeitos protagonistas de direitos. A Economia Solidária reafirma, assim, a emergência de atores sociais, ou seja, a emancipação de trabalhadoras e trabalhadores como sujeitos históricos. (Wikipédia > continue lendo)


Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. (MTE > continue lendo)


Para quem quiser saber mais sobre Economia Solidária, segue o link do Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário